Torra do Nosso Café
A torra é o processo responsável por grande parte dos aromas e sabores percebidos na bebida do café. Uma torra correta é essencial para que o degustador possa identificar o potencial de qualidade de cada café. Durante a torra, o café passa por diversas transformações, os grãos perdem umidade, reduzem seu peso, aumentam de tamanho e passam da coloração verde para tons de marrom, conforme o ponto de torra escolhido.
Classificação e degustação de café
O ponto de torra influencia fortemente as características da bebida do café, conforme descrição a seguir:
Torra clara: Ideal para a identificação dos defeitos do café. Uma torra excessivamente clara pode provocar o aumento da acidez e a diminuição da doçura e corpo do café.
Torra média: Ideal para a identificação dos atributos de qualidade do café. Na torra média, em tom de chocolate, obtém-se o potencial máximo de doçura e corpo de um café. É o ponto de torra mais utilizado para avaliação de cafés especiais.
Torra escura: Há extravasamento dos óleos do grão e muitos compostos são carbonizados. Isso provoca o aumento do amargor na bebida e a redução dos atributos doçura, corpo e acidez. O excesso de amargor pode ocultar os defeitos do café e, por isso, não é um ponto de torra adequado para avaliar o café.
Diferentes pontos de torra: clara, média e escura.